domingo, 1 de novembro de 2009

Sobre o medo

De onde vem a Força dos que levantam bandeira e vão abrindo caminhos para os que vêm atrás passar? Daí nos perdemos nessa expedição; ouvi em algum lugar, ou essa idéia e minha e já não me lembro mais, que, quanto mais velhos, mais covardes ficamos. Por quê? Não deveria ser o contrário? Não deveríamos, com o tempo, aprender a guardar o medo na nossa barriga, não deixá-lo passar da garganta bloqueando, assim, a nossa respiração? Afinal, uma consciência, daquelas que se aproveitam da experiência para apreender lições, deveria saber o que fazer com o medo, já que ele aparece mais de uma vez na vida. Ou será que a consciência serve é pra isso mesmo? Pra cortar os nossos ímpetos e nos deixar arredios diante a vida? Um animal selvagem tem medo? Um leão tem medo? Tenho a impressão de que os cachorros e os animais adestrados têm medo.

Eu odeio a palavra “medo”. Odeio poucas coisas na vida. Uma delas é a palavra “medo”. Mais a palavra que o sentimento. A palavra é usada muitas vezes como desculpa para não sairmos do lugar. E aí é que está –creio eu- a grande diferença entre o corajoso e o covarde. Enquanto o covarde se retrai pelo medo, o corajoso usa o medo para alimentar a sua coragem e, assim, ou POR CAUSA DISSO, consegue ultrapassar os obstáculos que a vida apresenta.

Outro dia, na TV, eu assisti uma série em que uma médica se apaixonava por um paciente que estava internado, à espera de um transplante de coração, num “morre-não morre”. Ele também se apaixona por ela, daí ela levanta a questão da ética profissional e aquele bla bla bla do sistema. Uma cena super delicada, os dois super emocionados pela impossibilidade aparente daquele encontro . E ele diz que ali, naquela cama, pensando sobre a vida, os momentos de que ele se lembrava , e que realmente tinham sido os melhores de sua vida, eram aqueles em que ele fez justamente o que “não deveria” ter feito. E quem dita essa regra? Do que deve ser feito, ou do que não deve ser feito? QUEM DISSE QUE NÃO SE PODE????? QUEM??? A não ser que haja uma justificativa plausível, tudo pode ser feito. A GENTE PODE FAZER TUDO.

Bem. Pra terminar, procura no you tube um vídeo o Steve Jobs em stanford. ( é logo o primeiro se vc digitar “Steve Jobs”) Eu recomendo a versão legendada pra não correr o risco de vc perder uma palavra do que ele ta dizendo. E preste atenção, ok?

6 comentários:

Eu disse...

Meu medo não é de ser covarde.
Especialmente quando mais velha, meu medo - que nos diferencia dos animais - é ser racional o suficiente para concluir que não vale à pena gastar minha energia para mostrar coragem.

r. disse...

carol, carol, carol ... e que bom que você voltou a dar o ar das letras. desculpe pela ausência no mail, mas ... enfim, sexta agora, rola? seria sim bacana trocar umas idéias, e colocar aquela idéia de novo em pauta. o que você acha?

p.s.: e eu não sei de onde vem a tal da dita força, ou do tal do dito medo, só sei que eles existem, e que tem dia que é foda justamente por isso.

p.s. do p.s.: mandando convite no seu mail. aceita, oka? um beijo.

Bernardo De Filippo Rezende disse...

caroline...eu ja tive medo algumas vezes na vida. E nas vezes em que tive muito medo (mas muito medo mesmo), percebi o quanto ele é poderoso para nos travar, nos paralisar. Ele nos cega, ficamos com amnésia e irracionais. Hoje aprendi com o medo a não ter mais medo, e o medo, antes tão poderoso, agora é frágil e ridículo. Tornou-se insignificante após a compreensão do seu significado. Qnto ao paciente e a médica, conheço uma história parecida...
bjos

Lg. disse...

Já comprou o amor líquido?
Beijo.

Contos de F. disse...

tá la na minha estante, mas ainda nao li!

shox disse...

Your article has so many useful information,and so attractive design.I am very like this.Online Store,everyone like to buy yourself lovely and comfortable shoes or clothes.Unique design bag,I think in our country this kind of design is so little.Right?hah!!Why don't you try our new design puma shoes on sale shoes?It has high protect function,and also make your feet feels very comfortable.In our store, nike nz shox has a large discount activity online,already attracted so many customers attention.If you like them,you must hurry action to choose them.At the same time,uinque design and perfect appearance puma future cat now hot selling online.I hope we can learn each other.