quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sobre a alma pode-se dizer que ela é como um mar que, quando visto de longe, tem a aparência de um todo consitente e sólido, que nos dá a impressão de ser um chão de terra molhada: um pouco mole em sua superfície, porém maciço. A alma também é assim à distância. Volúvel na superfície, sólida na sua constituição. E é aí que moram as aparencias: naquilo com que a alma se parece. Porque , tambem como o mar, quando se chega perto, descobre-se que, na verdade, aquilo que parecia solido á distancia, na verdade é líquido e, portanto, não há mais como pensar em algo estático, estável e seguro.

*

De onde vêm nossos desejos, nossos sonhos, nossos medos e aflições? De onde vem o que é íntimo, o que é segredo o que é obscuro no nosso ser? De onde vem as fantasias, as ideias mais sábias e os questionamentos mais profundos? A alma habita o fogo da nossa vida, a chama que nos aquece e que nos movimenta. E a alma tambem nos dá direções. Às vezes, essas direções são muito improváveis, aparentemente impossíveis, então nem sempre as entendemos . Nem sempre acreditamos no caminho apontado pela alma. E, muitas vezes, deixamos de segui-lo.

*

Sobre os verdadeiros amores:
O tempo poderá transformá-los. Mas o gostar é algo permanente, apesar de possiveis oscilações. Tudo que é perfeito é chato. É previsível. O legal são os defeitos, o legal são as falhas. É isso que torna o outro autêntico. Não o que ele é , e sim como ele é. True love waits. Não importa. O amor verdadeiro espera. O amor verdadeiro é paciente, tolerante, incondicional. Supera o tempo, a distância, os defeitos, as expectativas. E não tem a ver com sexo, nem com beijos quentes. Nem com presentes caros e dinheiro pra gastar. Tem a ver com beijo no rosto e abraço apertado. Tem a ver com flores e cartas. Com lembrança e com dedicação. Amor.

*

4 comentários:

daniel moura disse...

aGOSTINHO DIZIA QUE A ALMA Á A PORTA QUE NOS LEVA A DEUS. O MESMO DIZIA ENTÃO QUE TODA OBRA ARTÍSTICA COMO VIRIA DA ALMA É ASSIM UM PRESENTE METAFÍSICO DE DEUS...PARABÉNS PELO BLOG, FIQUEI FELIZ AO PASSAR POR AQUI...INTÉ!

Gláucio disse...

"De onde vêm nossos desejos, nossos sonhos, nossos medos e aflições?"

Muito bem bolado. Nossa alma reflete nossas fraquezas, nossa força. Uma pessoa forte, tem uma alma forte.

ana disse...

realemente, tudo que é perfeito é chato...chato e enjoa, e o amor, penso eu, nao pode ser assim...


belas palavras!

Eu disse...

"Eu creio na alma, nau feita para grandes travessias... Na alma boa, alma pura, alma singela"